Notícias da UFVJM
Projeto HealthRise Brasil é lançado no Campus do Mucuri
Na noite de ontem, 20 de março, o reitor Gilciano Saraiva Nogueira participou do evento de lançamento do projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, no Campus do Mucuri. O projeto, resultado de parceria entre a Faculdade de Medicina do Mucuri (Fammuc) / UFVJM e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), conquistou recurso de US$ 900 mil, de financiamento internacional (Medtronic Foundation), para a detecção e o controle de pacientes portadores de hipertensão arterial e diabetes na região de Teófilo Otoni.
Superintendente de Atenção Primária à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde, Ana Paula Medrado; o prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira; o reitor da UFVM, Gilciano Saraiva Nogueira; o representante da UFMG, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, e o diretor da Fammuc, Patrick Endlich, participaram da mesa de abertura do evento. foto: Giullio Pietro/UFVJM
O projeto envolverá onze cidades da região do Mucuri: Ataleia, Catuji, Crisólita, Frei Gaspar, Itaipé, Ladainha, Novo Oriente de Minas, Ouro Verde de Minas, Padre Paraíso, Setubinha e Teófilo Otoni, que é a cidade sede. Prefeitos ou representantes desses municípios também participaram do evento, quando foi assinado o termo de compromisso para a realização do HealthRise.
Integrantes da equipe do Projeto HealthRise Brasil para a região de Teófilo Otoni, prefeitos e representantes dos municípios envolvidos. foto: Cássio Cardoso/UFVJM
HealthRise
Para atender aos objetivos da Organização Mundial de Saúde (WHO - World Health Organization), que lançou a campanha “25 by 25”, a meta do HealthRise é contribuir para uma redução de 25% na mortalidade prematura associada à DCV até o ano 2025. Por causa disso, o programa financia projetos que têm como foco o aumento da triagem e diagnóstico de DCV e diabetes, aumento da gestão e do controle de DCV e do diabetes.
O HealthRise é direcionado para o Brasil, Índia, África do Sul e Estados Unidos. Em cada país, ele atua para apoiar projetos inovadores que capacitam as pessoas portadoras dessas doenças e fornecem condições para que profissionais da saúde abordem melhor as necessidades dessas populações.
Discentes do curso de Medicina do Mucuri fazem apresentação musical no evento - foto:Giullio Pietro/UFVJM
NucLi abre edital de seleção de professores
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e a coordenação do Programa Idiomas sem Fronteiras na UFVJM informam que estarão abertas, no período de 22 de março a 3 de abril, as inscrições para seleção de professores para o Núcleo de Ensino de Línguas (NucLi).
Poderão inscrever-se candidatos que atendam aos seguintes requisitos:
I-Estar vinculado à UFVJM em alguma das formas listadas abaixo, em respectiva ordem de prioridade:
1. aluno de graduação licenciando em Letras – Inglês, regularmente matriculado;
2. aluno de pós-graduação licenciado em Letras – Inglês, regularmente matriculado;
3. professor voluntário da área de Língua Inglesa vinculado à UFVJM por meio de projetos, convênios ou outras formas de parcerias institucionais locais;
II. Professor de Língua Inglesa, licenciado em Letras – Inglês, sem nenhum vínculo empregatício.
III. Professores aposentados da área de Língua Inglesa da UFVJM.
Mais informações podem ser obtidas no edital do processo.
O atendimento na secretaria do NucLi é de segunda a sexta, das 14h às 18h, no Campus I, que fica na Rua da Glória, 187 ( entrada pela portaria de cima), no centro de Diamantina.
Telefone para contato: (38) 3532-6097 / 3532-1264
Aberto processo de avaliação institucional da UFVJM
A Comissão Própria de Avaliação (CPA/UFVJM) realiza, no período de 18 a 31 de março, o processo de autoavaliação da instituição, com base nos princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Toda a comunidade interna e externa da UFVJM é convidada a participar. Basta responder ao questionário de autoavaliação disponível no link http://famed.ufvjm.edu.br/triagem.php, de acordo com sua categoria: discente, docente, técnico administrativo ou comunidade externa.
O objetivo da autoavaliação é identificar as condições do ensino, pesquisa, extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Os resultados do processo de autoavaliação, consolidados em um relatório, representam importante subsídio para que a instituição execute ações para corrigir as fragilidades e manter as potencialidades identificadas, com vistas à melhoria da sua qualidade.
Sua participação faz a diferença!