Universidad Federal de Jequitinhonha y Mucuri Valles (UFVJM)

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Reitoria da UFVJM faz apelo a imobiliárias e proprietários de imóveis de aluguel

Considerando a pandemia da Covid-19 que assola o país e o mundo, a Reitoria da UFVJM faz um apelo aos proprietários de imóveis alugados para os estudantes da universidade, em todos os seus campi (Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí) no sentido de que reduzam o valor do aluguel, se possível até suspendendo esse valor, considerando que a maioria dos estudantes encontra-se enfrentando atualmente enormes dificuldades financeiras, em especial os socioeconomicamente vulneráveis, que não têm como arcar com os custos mensais sem prejuízo de sua própria manutenção, bem como de sua família.

Diante da crise econômica estabelecida, faz-se necessário o sacrifício e o entendimento de todos os segmentos, buscando a união de esforços e a flexibilização por parte dos proprietários de imóveis e das imobiliárias locais, para que os prejuízos sejam proporcionalmente distribuídos entre as partes envolvidas.

É importante esclarecer que não existe previsão de retorno às aulas presenciais durante essa fase crítica de pandemia.

Diamantina, 30 de junho de 2020.

 

Janir Alves Soares

Reitor

 
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3ª Semana Acadêmica de Ciências Econômicas começa na próxima segunda

Essa página foi movida para o novo portal da UFVJM. Por favor acesse: https://portal.ufvjm.edu.br/agendas/eventos/2021/3-semana-academica-de-ciencias-economicas-da-ufvjm

 
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Formação docente em contexto pandêmico é tema de evento na UFVJM

 
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Pró-Reitoria de Graduação realiza primeira reunião ampliada para debater política de ensino da UFVJM

Reestruturação Administrativa e Funcional da Pró-Reitoria de Graduação foi a pauta da primeira reunião ampliada com todos os gestores da Prograd, realizada nesta instituição. Esse primeiro encontro foi por webconferência e ocorreu no último dia 22, do qual participaram gestores dos campi da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí.

Considerando como marco legal referencial o regimento interno da Prograd, constante da Resolução nº. 19 do Conselho Universitário (Consu), de 5 de novembro de 2010, ou seja, que em dez anos muitas coisas aconteceram, mudanças tornam-se necessárias para o acompanhamento no que tange à evolução do ensino superior.

"Levando-se em conta que a Prograd é o órgão responsável pela política de ensino e pela supervisão e acompanhamento dos cursos de graduação oferecidos pela UFVJM, ao analisarmos os indicadores acadêmicos referentes à matrícula, retenção, evasão e taxa de diplomação, constatamos premente necessidade de um enfrentamento planejado envolvendo todos os atores, a começar pelos gestores e pelo olhar crítico do pessoal especializado no assunto, os técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos".

Os principais temas abordados foram:

1- Formação pedagógica permanente;

2- Acompanhamento permanente do ensino/aprendizado discente;

3- Melhor aproveitamento do pessoal técnico especializado no tocante ao quadro de técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos da UFVJM;

4- Investimento na divulgação dos nossos cursos e;

5- Provimento de melhor apoio ao Procurador Educacional Institucional.

 

Inicialmente, as estratégias trazidas consistiram em:

1- Sistematização dos procedimentos administrativos da instituição, através da Diretoria de Tecnologia da Informação;

2- Inclusão da tecnologia digital no ensino superior, mediante maior integração da DEAD e Prograd e investimento nos ambientes virtuais de aprendizagem;

3- Atualização e aplicação do Instrumento de Avaliação do Ensino – IAE;

4- Reorganização quanto ao apoio dos técnicos em assuntos educacionais e pedagógicos em prol dos cursos, mediante maior integração Prograd, coordenadores dos cursos e Núcleo Docente Estruturante;

5- Otimização da gestão dos espaços das salas de aula e distribuição do cronograma de aulas.

 

“A reunião foi extremamente produtiva, uma vez que contou com falas propositivas e acolhedoras dessa iniciativa. No próximo encontro, ideias e sugestões serão apresentadas no sentido de enriquecer com conteúdos a construção de uma nova política de ensino em nossa universidade, na perspectiva dos gestores da Pró-Reitoria de Graduação. Em seguida, o assunto se estenderá sob a forma de debate junto à comunidade acadêmica, com a participação de expertise de outras instituições de ensino, de maneira que nossos colegiados possam receber propostas melhor fundamentadas para o devido debate e deliberação”, conclui o reitor Janir Alves Soares.

Última actualización el Jueves 25 de Junio de 2020 12:00
 
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Reitoria publica nota de esclarecimento

Reitor esclarece sobre assinatura em carta elaborada por grupo Docentes pela Liberdade

Algumas pessoas da comunidade acadêmica da UFVJM manifestaram reprovação ao fato de meu nome constar numa carta de apoio elaborada por pessoas que integram o grupo Docentes Pela Liberdade (DPL) e que foi encaminhada ao ministro da Educação Abraham Bragança de Vasconcellos Weintraub. Autorizei meu nome nessa carta na condição de professor da UFVJM e externo publicamente as minhas desculpas à comunidade acadêmica por constar na supracitada carta o meu cargo administrativo de reitor da UFVJM. Além disso, numa análise técnica, provejo os seguintes esclarecimentos:

1-         Os Docentes Pela Liberdade demonstram preocupação com a situação crítica acerca da qualidade do ensino no nosso país. Em resumo, o Brasil ocupa posições extremamente críticas conforme consta nos indicadores internacionais que avaliam o ensino médio e superior de vários países, a exemplo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) e do ranking da Quacquarelli Symonds, sendo esse último um dos mais confiáveis instrumentos de avaliação da educação superior;

2-           Administrativamente, como reitor da UFVJM, mantenho com o ministro Abraham uma relação de trabalho que tem trazido benefícios para a nossa universidade e para a nossa região;

3-          Em 2019 consegui junto ao ministro Abraham recursos para investimentos da ordem de R$ 4,8 milhões, algo que há anos não ocorria nesta casa;

4-         Em 2020, recursos para o funcionamento do laboratório de diagnóstico Covid-19 implantado no Campus JK foram atendimento ao meu pedido como reitor;

5-       Temos também importantíssimos projetos de infraestrutura, que superam valores de R$ 20 milhões, envolvendo a conclusão da moradia estudantil e a construção do restaurante universitário no Campus JK, em Diamantina; são obras paralisadas há anos que serão reiniciadas nesta gestão, mediante compromisso firmado com o Ministério da Educação.

Por fim, como professor e reitor desta universidade, tenho pleno conhecimento que o ensino superior da UFVJM precisa recuperar indicadores acadêmicos em termos de matrículas, retenção, evasão e taxa de diplomação, situação que também ocorre em muitas universidades brasileiras. É momento de cada um trabalhar pelo melhor futuro do nosso país através de uma educação superior de qualidade e o fiel cumprimento à nossa missão institucional.

Janir Alves Soares

Reitor/UFVJM

Última actualización el Jueves 18 de Junio de 2020 11:37
 
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