Notícias

Reitoria Informa

Vice-governador de Minas Gerais recebe equipe da reitoria da UFVJM

publicado: 01/02/2021 19h29, última modificação: 03/11/2022 08h37
Paulo Brant manifestou apoio do governo de Minas à UFVJM, visando ao desenvolvimento regional

No dia 25 de janeiro, uma equipe da reitoria da UFVJM formada pelo reitor, Janir Alves Soares; pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli; assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Flaviana Dornela Verli, e pelo assessor voluntário de Política Externa da Reitoria, Ronaldo Lopes Guimarães foi recebida pelo vice-governador do Estado de Minas Gerais, Paulo Eduardo Rocha Brant. Da equipe do gabinete do vice-governador, participaram os assessores: coronel Carlos Henrique Guedes, Nestor de Oliveira, Marcos Antônio Gonçalves Mandacaru e Cláudia Elias.


Equipe da reitoria da UFVJM é recebida no gabinete do vice-governador de Minas Gerais 
(Foto: Secretaria do Governo do Estado de Minas Gerais)

O reitor formalizou ao vice-governador a necessidade do fortalecimento de parcerias entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e o Governo de Estado de Minas Gerais, por uma razão bastante simples: a UFVJM poder contribuir e potencializar as Políticas de Estado nos territórios dos nossos campi que se localizam em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí. Geograficamente, os nossos campi e os polos de Ensino a Distância (EAD) abrangem toda a mesorregião setentrional do Estado de Minas, totalizando 182 municípios e beneficiando mais de 3 milhões de pessoas. Além disso, a UFVJM possui 51 cursos de graduação e 25 programas de pós-graduação, 756 docentes e 656 técnicos administrativos, com possibilidade de desenvolver projetos, prestar serviços, gerar tecnologias e participar, efetivamente, do desenvolvimento dessa região.

A estratégia para essa integração tende a materializar-se por meio da Central de Projetos & Desenvolvimento - um setor que envolve as pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), o Centro de Inovação Tecnológica (CITec), fundação de apoio e, certamente, setores representativos do estado para aproximar a universidade das instituições, a exemplo das prefeituras municipais.

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Marcus Vinicius Carvalho Guelpeli, relatou a atual aproximação da reitoria da UFVJM com diferentes ministérios do governo federal. A intenção é despertar a universidade em prol da execução das demandas da sociedade. Diálogos dessa natureza têm gerado reais conquistas. A Central de Projetos & Desenvolvimento, o Programa Universidade nas Comunidades e a criação da Frente Parlamentar em Defesa da UFVJM são resultados dessa política interinstitucional.

A assessora de Assuntos Estratégicos, Flaviana Dornela Verli, ratificou o potencial da UFVJM em atuar como um multiplicador das ações conjuntas das políticas do governo do Estado de Minas Gerais alinhadas com as do presidente Jair Bolsonaro. Essa estratégia tende a multiplicar os benefícios das políticas de estado, o que foi bem acolhido pelo assessor especial coronel Carlos Henrique Guedes.

Nesse sentido, Ronaldo Lopes Guimarães ratificou a importância de fortalecer a integração do Idene, Codevasf e Supram com a UFVJM. O vice-governador valorizou a iniciativa da proposta e autorizou sua equipe de gabinete a prosseguir com as discussões dessa matéria com a reitoria da UFVJM.

Considerando que tecnologias de ponta são alavancas para o desenvolvimento, o assessor especial Marcos Antônio Gonçalves Mandacaru ratificou a importância da UFVJM em estreitar parcerias com a iniciativa privada, a exemplo do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), campus de Santa Rita do Sapucaí, e prosseguirmos com as discussões recentemente estabelecidas entre o Governo de Minas, Inatel e UFVJM.

“Por fim, os resultados da audiência com o vice-governador Paulo Brant foram muito promissores, pois, assim, se definiu uma agenda de trabalho com várias temáticas”, concluiu o reitor Janir Alves Soares.


Reunião do reitor da UFVJM, Janir Alves Soares, com o vice-governador de Minas Gerais,Paulo Brant, e sua equipe de gabinete 
(Foto: Secretaria do Governo do Estado de Minas Gerais)