Notícias

Reitoria Informa

Ministro do Meio Ambiente e parlamentares visitam UFVJM

publicado: 14/12/2020 17h38, última modificação: 03/11/2022 08h34
Com uma agenda ambiental para Minas Gerais, Ministro do Meio Ambiente visita Diamantina e nos honrou com sua presença na UFVJM

Em 10 de dezembro, quinta-feira, o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, juntamente com o senador Carlos Viana e o deputado federal Zé Silva, após inaugurarem, na cidade de Francisco Dumont, no Norte de Minas, uma usina de triagem e compostagem, foram recebidos no aeroporto de Diamantina pelo prefeito municipal, Juscelino Roque; deputado estadual Arlen Santiago; reitor da UFVJM, Janir Alves Soares; prefeito eleito de Couto de Magalhães de Minas, José Eduardo; pastor da Assembleia de Deus Airton Vitorino e outras autoridades.

O ministro estava em visita ao Parque Nacional das Sempre Vivas e à outras instituições e aceitou o convite do reitor para visitar o Campus JK da UFVJM. No caminho conversaram sobre as centenas de áreas de reserva natural em nossa região e da premente necessidade da UFVJM apoiar na preservação desse valioso patrimônio, a exemplo do Parque Nacional das Sempre Vivas. A UFVJM participa com os municípios pela melhoria das políticas de meio ambiente, uma vez ser preocupante a crise hídrica em nossa região. São necessárias ações educativas, preventivas e de recuperação de nascentes, visando preservar a vida dos rios que permeiam os territórios de abrangência dos nossos campi, a exemplo do Rio Jequitinhonha, Rio Mucuri, Rio São Francisco e Rio Pardo, cujas bacias hidrográficas carecem de eficiente política de estado.

O reitor salientou também ao ministro que o garimpo tem tradição secular no Vale do Jequitinhonha, servindo de subsistência para milhares de famílias e, portanto, precisa ser legalizado. As áreas degradadas também devem ser recuperadas e a exploração sustentável deve ser implementada através da parceria municípios / governo do estado / governo federal. Nesse sentido, a UFVJM necessita do apoio direto do Ministério de Meio Ambiente, por meio de recursos financeiros, uma vez que temos centenas de docentes, pesquisadores, vários cursos de graduação na área, bem como programas de pós-graduação com expertise em políticas de meio ambiente e sustentabilidade.

Em reunião na sala dos Conselhos Superiores, o reitor considerou a visita do ministro muito oportuna, uma vez que nossa universidade tem sido provocada a envolver-se efetivamente nas políticas de desenvolvimento mesorregional. Nesse sentido, a atual reitoria tem intensificado diálogos com deputados federais e estaduais, senadores e com vários ministros do Governo Federal e, principalmente, com as prefeituras municipais, salientando a profícua parceria desta universidade com a prefeitura de Diamantina, através do nosso visionário gestor Juscelino Roque.

Essas ações precisam acontecer rápido! Temos que recuperar o tempo perdido, pois nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri tem-se histórico de um ‘deserto de políticas públicas’, uma gente esquecida que convive com os menores índices de desenvolvimento humano do país e intensa disparidade na distribuição de renda. Aqui começa o Nordeste do Brasil”, enfatizou o reitor. O deputado Zé Silva manifestou apoio principalmente através da frente parlamentar em defesa da UFVJM, enquanto o senador Carlos Viana frisou a importância dos projetos de combate à desertificação e do lixão zero que estão em fase de tramitação em ministérios do governo federal, envolvendo mais de 60 municípios do estado de Minas Gerais, e dos quais a UFVJM poderá ser importante parceira.

Finalizando, o reitor externou sincero agradecimento ao ministro Ricardo Salles, ao senador Carlos Viana e ao deputado Zé Silva pela visita e destacou o compromisso desta universidade em mitigar as seculares desigualdades sociais da nossa gente. “Para tanto, necessitamos do apoio do Senhor Ministro de Estado, dos nossos parlamentares e, principalmente, da sensibilidade do nosso Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro”, finalizou o reitor.


Ministro Ricardo Salles, deputado federal Zé Silva e senador Carlos Viana foram recepcionados no aeroporto pelo Prefeito Municipal, Juscelino Roque, e pelo reitor da UFVJM, Janir Soares, com a presença de inúmeras autoridades locais
Ministro Ricardo Salles, deputado federal Zé Silva e senador Carlos Viana foram recepcionados no aeroporto pelo Prefeito Municipal, Juscelino Roque, e pelo reitor da UFVJM, Janir Soares, com a presença de inúmeras autoridades locais (Foto: Prefeitura de Diamantina)


Ministro Ricardo Salles, reitor Janir Soares e deputado Zé Silva  apreciam artesanato de sempre vivas no saguão do aeroporto
Ministro Ricardo Salles, reitor Janir Soares e deputado Zé Silva  apreciam artesanato de sempre vivas no saguão do aeroporto (Foto: Flaviana Dornela Verli / UFVJM)

 

Ministro Ricardo Salles, senador Carlos Viana, deputados Zé Silva e Arlen Santiago, prefeito Juscelino Roque, pastor Airton Vitorino e demais autoridades em visita ao gabinete do reitor Janir Soares
Ministro Ricardo Salles, senador Carlos Viana, deputados Zé Silva e Arlen Santiago, prefeito Juscelino Roque, pastor Airton Vitorino e demais autoridades em visita ao gabinete do reitor Janir Soares (Foto: Prefeitura de Diamantina)

 

Na sala de reuniões dos Conselhos Superiores da UFVJM, estiveram presentes o ministro Ricardo Salles, senador Carlos Viana, deputados Zé Silva e Arlen Santiago, prefeito Juscelino Roque, pastor Airton Vitorino e demais autoridades
Na sala de reuniões dos Conselhos Superiores da UFVJM, estiveram presentes o ministro Ricardo Salles, senador Carlos Viana, deputados Zé Silva e Arlen Santiago, prefeito Juscelino Roque, pastor Airton Vitorino e demais autoridades (Foto: DJ Estação)