Notícias

Grupo PET Estratégias lança livro Res-piro

publicado: 28/01/2021 18h02, última modificação: 28/01/2021 18h23
Uma produção coletiva com o objetivo de divulgar as criações artísticas da comunidade no período de distanciamento social

O Programa de Educação Tutorial Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão - PET Estratégias da UFVJM acaba de lançar o e-book Res-piro, produzido de forma coletiva, a partir de um convite feito a toda a comunidade interna e externa à universidade a participar da elaboração do livro. De acordo com a coordenadora do PET Estratégias, professora Flaviana Tavares, a construção desse livro teve a intenção de compartilhar as criações de seus autores sobre suas memórias na quarentena imposta pela pandemia da Covid-19.

“O tema Res-piro nos deu a liberdade de expressar nossas vivências e sentimentos, sugerindo-nos respirar para não pirar”, afirma a professora Flaviana. “A obra reuniu textos, poesias, ilustrações artísticas e registros fotográficos. Numa forma acadêmica ou rústica de se expressar, as pessoas manifestaram suas angústias e esperanças tornando o livro uma obra única. São produções que provocam a reflexão e o exercício da empatia. É uma obra de grande valor por tudo o que ela representa”, conclui Flaviana.

Como o livro teve a participação tanto da comunidade acadêmica quanto da comunidade externa à universidade, os autores foram convidados a gravar seus depoimentos sobre como foi participar dessa construção coletiva. Para conhecer os autores e ficar por dentro do que eles sentiram, clique aqui e também aqui.

O livro foi organizado por Flaviana Tavares e Janaíne dos Anjos Ferraz e pode ser acessado de forma gratuita pelo link: https://drive.google.com/file/d/1VHTH3nPqjhiwt2Wqz9AdLjWAiTc0P9c8/view