Notícias

Projeto de extensão do Campus do Mucuri recebe Prêmio de Boas Práticas Ambientais

publicado: 28/01/2021 18h01, última modificação: 29/01/2021 10h18
10envolver Saneamento Básico Rural foi destaque na premiação realizada pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)

O Projeto 10envolver Saneamento Básico Rural, coordenado pelo Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf), do Campus do Mucuri, da UFVJM, em parceria com o Movimento Pró-Rio Todos os Santos e Mucuri, foi premiado na 4ª edição do Prêmio de Boas Práticas Ambientais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Sisema).

O projeto foi destaque na categoria Melhor Prática ou Projeto de Tecnologia Social com Impactos Positivos no Meio Ambiente, conquistando o segundo lugar. A premiação foi feita na última terça-feira (26/1), por meio de evento on-line, que pode ser acessado aqui.

De acordo com uma das integrantes do projeto, Priscila Barbosa, o "10envolver" faz parte do conjunto de projetos de extensão universitária desenvolvidos pelo Gepaf e tem como principal objetivo promover o empoderamento e melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Vale do Mucuri.

“A iniciativa realiza, desde 2016, ações voltadas à disseminação de tecnologias sociais de saneamento básico rural, ao fomento de políticas públicas e à promoção de educação ambiental relacionada ao saneamento básico”, explica Priscila.

Segundo o coordenador do 10envolver, Ricardo Corrêa, “entre as atividades realizadas em 16 municípios da região pelo projeto, desde 2016, estão: construção de 23 fossas sépticas biodigestoras (FSB); realização de 10 oficinas de educação ambiental; atuação junto a comitês de bacias hidrográficas e conselhos municipais relacionados ao saneamento básico e reuniões de articulação com parceiros locais."


Equipe do projeto realiza oficina de construção coletiva de fossas sépticas biodigestoras (FSB) de placas em comunidade rural quilombola do município de Ouro Verde de Minas. (Foto: Equipe Gepaf/UFVJM)


O Prêmio

O 4º Prêmio de Boas Práticas Ambientais “Tecnologias Sociais e Sustentáveis” é uma iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que visa reconhecer, incentivar e divulgar boas práticas ou projetos associados a inovações tecnológicas e tecnologias sociais voltadas ao meio ambiente no estado de Minas Gerais. A premiação é realizada anualmente, desde o ano de 2017.

Saiba mais sobre o prêmio aqui.

Gepaf

O Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (Gepaf) atua desde 2008 em ações voltadas à promoção da agricultura ecológica, apoio a processos de autossustentabilidade das populações rurais e subsídio para implementação de políticas públicas no território dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O grupo conta com equipe interdisciplinar e suas principais linhas de atuação são: Agroecologia, Recursos Hídricos, Políticas Públicas de Desenvolvimento Rural Sustentável, Economia Popular Solidária, Educação do Campo e Participação Popular.