Notícias

Lançamento do Programa Águas Brasileiras, do governo federal, conta com participação da UFVJM

publicado: 23/12/2020 09h22, última modificação: 23/12/2020 10h04
No encontro, universidade e Instituto Espinhaço retomam contato para implantação de projeto na Fazenda do Moura

Na última sexta-feira, 18 de dezembro, o reitor Janir Alves Soares representou a UFVJM no lançamento do Programa Águas Brasileiras, do governo federal, que busca garantir oferta de água, em quantidade e qualidade, por meio da revitalização das principais bacias hidrográficas do país. O evento foi realizado em Diamantina, com plantio de mudas na propriedade rural Jardins do Espinhaço e lançamento oficial na Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes. Na ocasião, foi lançado também o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco, que busca atrair investimentos privados para ações de revitalização na bacia do ‘Velho Chico’ e de recuperação de áreas degradadas.

 
Reitor Janir Alves Soares e assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Flaviana Dornela Verli, no evento de lançamento do Programa Águas Brasileiras (Fotos: Flávia Cesar / Dicom-UFVJM)


Estiveram presentes os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes; o vice-governador de Minas Gerais, Paulo Brant; o presidente do Instituto Espinhaço, Luiz Cláudio de Oliveira; entre outras autoridades federais, estaduais e municipais.


Reitor Janir Alves Soares, ao lado do ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes,
acompanhados por autoridades locais e regionais (Foto: Flávia Cesar / Dicom-UFVJM)


O Programa Águas Brasileiras conta com a participação dos ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com estados e municípios. Já o Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco, encabeçado pelo Instituto Espinhaço, conta com a parceria institucional do MDR junto ao Governo de Minas Gerais.

Parceria UFVJM-Instituto Espinhaço

Durante o lançamento do Programa Águas Brasileiras, o reitor da UFVJM, professor Janir Alves Soares, retomou o contato com o Instituto Espinhaço, através do seu diretor administrativo, Felipe Xavier, para dar continuidade a uma iniciativa que envolve a Fazenda do Moura, localizada em Curvelo, e professores da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), como parte do Projeto Plantando Águas para o Rio São Francisco.


Diretor administrativo do Instituto Espinhaço, Felipe Xavier, entre os representantes da UFVJM: reitor Janir Alves Soares e assessora de Assuntos Estratégicos e Institucionais, Flaviana Dornela Verli (Foto: Flávia Cesar / Dicom-UFVJM)