Inscrições começam na próxima segunda (11)
O Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM vai começar a receber, a partir da próxima segunda (11), inscrições para minicursos e palestras que serão oferecidos na modalidade a distância por professores e técnicos administrativos do instituto. Toda a comunidade acadêmica pode participar.
Veja abaixo a lista de cursos, carga horária e nome do ministrante, com o endereço eletrônico para contato para realização da inscrição:
1. Ética Profissional e Pessoal (20 horas) - Raquel Anna Sapunaru: raquel.sapunaru@ict.ufvjm.edu.br
2. Utilização da Plataforma SIAM para Busca de Informações Técnicas de Processos Diversos de Licenciamento Ambiental no Estado de Minas Gerais (2 horas) - Frank Alison de Carvalho: frank.carvalho@ict.ufvjm.edu.br
3. Produção de Composteira Pivotante em Tambores de PAD e Suporte de Madeira para Uso Residencial (1 hora) - Frank Alison de Carvalho: frank.carvalho@ict.ufvjm.edu.br
4. Utilização do TRELLO (2 horas) - Izaldir Ângelo Pereira Lopes: izaldir@ict.ufvjm.edu.br
5. Utilização das Ferramentas do GSuite (2 horas) - Izaldir Ângelo Pereira Lopes: izaldir@ict.ufvjm.edu.br
6. Ciência para Quem Precisa (diversos vídeos, de 30 minutos cada) - Ana Maciel de Carvalho: amacielcarvalho@ict.ufvjm.edu.br
7. Uso das Ferramentas da Plataforma Moodle (12 a 16 horas) - Carlos Ignácio: carlos.ignacio@ict.ufvjm.edu.br
8. Curso Básico em Ambiente QGIS - LGSR – 2020 (12 horas) - Ana Clara Mendes Caixeta: ana.caixeta@ict.ufvjm.edu.br
9. Fundamentos Básicos de Administração para Gestores de Instituição de Ensino Superior (1 hora) - Antônio Genilton Sant'Anna: agsantanna@ict.ufvjm.edu.br
As informações sobre as datas e horários de realização dos cursos serão obtidas diretamente com os responsáveis pelas atividades.
Na semana passada, o Campus JK da UFVJM, em Diamantina, recebeu a visita da Comissão Especial de Avaliação das Escolas Médicas do Ministério da Educação (MEC) para analisar o processo de implantação do curso de Medicina da Faculdade de Medicina (Famed). Na ocasião foram discutidas com a comissão as demandas e necessidades da faculdade. A Reitoria prontamente comprometeu-se a atender os pontos levantados, de responsabilidade da universidade, para que o curso funcione perfeitamente.
Presentes a essa reunião estavam as professoras Neile Torres de Araújo e Maria Vaudelice Mota, da comissão do MEC; Cynthia Fernandes Ferreira Santos, diretora da Famed; Donaldo Rosa Pires Júnior, vice-diretor; Nádia Verônica Halboth, coordenadora do curso, além do reitor, Gilciano Saraiva Nogueira, acompanhado dos pró-reitores de Graduação, Paulo Fidêncio, e de Planejamento e Orçamento, Fernando Archanjo.
O reitor Gilciano Saraiva Nogueira realizou na última quarta-feira, 27 de abril, um encontro que reuniu integrantes da equipe gestora, todos os diretores das unidades acadêmicas da UFVJM e alguns vice-diretores. O objetivo da reunião foi apresentar as ações administrativas da Reitoria e alinhar as informações estratégicas da universidade com os gestores acadêmicos. Devido à sua importância, ficou determinado que esse encontro seja realizado mensalmente.
A reunião iniciou com o pró-reitor de Planejamento e Orçamento, Fernando Archanjo, apresentando a situação orçamentária e econômica da UFVJM, enfatizando os esforços que têm sido feitos para que as dificuldades não afetem o funcionamento da universidade. Na sequência, Gilciano apresentou os programas institucionais que estão sendo implantados pela equipe gestora, reforçando o papel importante que as unidades acadêmicas têm no desenvolvimento e consolidação das ações desses programas. O reitor aproveitou o encontro para apresentar a nova estrutura administrativa da Reitoria, destacando o trabalho feito para melhorar cada vez mais a comunicação da Reitoria com as unidades acadêmicas e os campi fora da sede.
De responsabilidade da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, chamamento público visa recebimento de doações nos campi em Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) publicou nesta data o Edital de Chamamento Público 001/2020, referente ao recebimento de doações não onerosas de bens, materiais e serviços destinados à colaboração nas ações de combate à Covid-19, desenvolvidas pela UFVJM.
A partir de 12 de maio, pessoas físicas e jurídicas nacionais ou estrangeiras podem apresentar propostas, cujo objeto poderá ser incorporado ao patrimônio da UFVJM a qualquer tempo, enquanto estiver em vigência o edital, que tem prazo de 180 dias, prorrogável até a duração do estado de calamidade pública.
O edital prevê a doação dos seguintes itens, dentre outros:
O produto final, resultado das doações de insumos recebidos, assim como EPIs (excedente necessário aos profissionais atuantes nas ações de combate à Covid-19 no âmbito da UFVJM) será destinado a atender hospitais, casas de saúde, prefeituras ou outros órgãos públicos que atendem ou oferecem tratamento a pacientes da Covid-19 e que necessitam de material que seja produzido pela UFVJM.
Para saber mais sobre a doação e como participar do processo, acesse o edital neste link.