Federal University of Jequitinhonha and Mucuri Valleys (UFVJM)
Libras: desafio de acessibilidade é tema de palestra na UFVJM
A palestra é aberta ao público e será realizada no Campus JK
A Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Proace) da UFVJM vai realizar a palestra interativa “Libras: desafio de acessibilidade no ensino superior”, no dia 31 de maio, no auditório do Centro de Humanidades, Campus JK. Toda a comunidade acadêmica - interna e externa está convidada a participar.
O objetivo dessa ação é propiciar um espaço de diálogo e reflexão sobre a importância da inclusão dos surdos e deficientes auditivos no meio universitário, sobre a prática dos tradutores e intérpretes de Libras/Português na universidade, e os limites e potencialidades dessa atuação.
Participe! Venha construir conosco uma UFVJM mais inclusiva!
7ª Sintegra promove lançamento de livros
Evento de lançamento ocorre no Instituto Casa da Glória, em Diamantina
A programação da 7ª Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM vai contar com lançamento de livros no dia 8 de junho, a partir das 14h, no Instituto Casa da Glória, centro de Diamantina.
Serão lançados nove títulos, que versam sobre vários assuntos, de contos à metafísica, passando por figuras ilustres, fisioterapia, educação, história de Diamantina e poesias, entre outros.
O lançamento de livros será aberto ao público, com a presença dos autores. Confira a lista de edições que serão lançadas e não deixe de participar!
LIVRO | AUTOR(AS/ES) |
---|---|
Fisioterapia em Pediatria: da evidência à prática clínica |
Ana Cristina Camargos, Hercules Ribeiro Leite, Rosane Morais, Vanessa Lima |
Protogaea - uma ode metafísica à geografia natural |
Áxel Henrique Ribeiro Jardim; Beatriz Rodrigues Morais; Danielly Santa Bárbara Simões Thomasi; Karoliny Barral Almeida; Lorena Souza e Silva; Plínio Augusto Campos Reis; Raquel Anna Sapunaru |
Territórios da Docência no Ensino Superior | Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa, Inês Assunção de Castro Teixeira, Maria Auxiliadora Barbosa |
Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento de Projetos e suas Aplicações na Gestão de Instituições Educacionais |
Altamir Fernandes de Oliveira |
John Rose, um inglês em Diamantina: do Biribiri aos casarões |
Maria da Conceição Duarte Tibães e Professor Alex Sander Dias Machado |
Helena e o Tempo dos Contos |
Helena Siqueira Torres e Professor Marivaldo Aparecido de Carvalho |
Arqueologia e História da Cultura Material na África e na Diáspora Africana | Bruno Pastre Maximo; Luis Cláudio Symanski; Vanicléia Silva Santos; Augustin Holl |
No Silêncio das Montanhas – sonho, aventura e opressão – Distrito Diamantino | Terezinha de Jesus Costa Neves e Maria José de Figueiredo Vieira |
Livro de Poesias – Viagem ao Japão | Samuel Lemes Pereira |
Sebastião Chapada / A economia da sempre viva: o extrativismo em São João da Chapada | Marcos Lobato Martins |
Cirurgia Ambulatorial: Uma Abordagem Prática |
Bruno Bastos Godói e Patrícia Veloso Silva Ramos |
*Atualização refere-se à alteração de data e local do evento
Alunos da Medicina do Campus do Mucuri visitam comunidade quilombola
Ação de extensão foi realizada na Comunidade Quilombola de Água Preta de Cima, em Ouro Verde de Minas (MG)
Alunos do curso de Medicina do Campus do Mucuri da UFVJM visitaram, no último dia 14 de maio, a Comunidade Quilombola de Água Preta de Cima, no município de Ouro Verde de Minas (MG). A ação de extensão foi implementada pela disciplina Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade II e teve como objetivo realizar uma roda de conversa sobre a produção de cuidado em saúde à população quilombola.
A atividade contou com a participação de 25 pessoas da comunidade e 36 alunos do 2º período, coordenados pelos professores Jandesson Mendes Coqueiro e João Victor Leite Dias e pelo técnico em Enfermagem Eliel Alves do Nascimento. A ação também contou com a mediação da psicóloga do Campus do Mucuri, Alide Altivo Gomes, que acumula a experiência com a temática Quilombola no Vale do Mucuri.
(Foto: Alex de Matos Alves)
De acordo com o professor Jandesson, o momento foi de produção de conhecimento e aprendizado. “Durante a roda de conversa, houve a explanação sobre formação histórica, cultura, crença e a produção de cuidado em saúde para os quilombolas com a troca entre o saber médico e o saber ancestral em saúde das comunidades tradicionais”, disse.
(Foto: Samille Alves de Souza Franco)
O professor também destacou que a comunidade visitada frisou que o encontro foi um marco importante para o fortalecimento do vínculo com a universidade e o com o curso. “A proposta foi importante por fornecer subsídios para atuação médica de forma crítica e reflexiva quanto às diversas populações específicas existentes em nosso país, além do fortalecimento das ações da universidade de modo mais próximo da comunidade”, concluiu Jandesson.
Aberta seleção de estagiário para Centro de Línguas e Cultura
Estagiário remunerado será selecionado pela Diretoria de Relações Internacionais
A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) torna público o edital de seleção de um estagiário para atuação no Centro de Línguas e Cultura da UFVJM.
O candidato deverá obrigatoriamente cumprir os seguintes requisitos:
- Estar devidamente matriculado em curso de graduação da UFVJM;
- Ter conhecimento de inglês;
- Ter disponibilidade para exercer 20 horas semanais de atividades de estágio de 2ª a 6ª feira, no horário das 14h às 18h.
É desejável, mas não obrigatório, que o aluno tenha bom domínio de informática (word, excel, power point, familiaridade com redes sociais, elaboração de apresentações, planilhas, etc) e conhecimento de uma segunda língua estrangeira (espanhol ou francês).
Os interessados poderão inscrever-se pessoalmente na DRI no período de 15 a 24 de maio de 2019. Para saber mais sobre o processo seletivo, acesse o edital.
No caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (38) 3532-1264 ou pelo e-mail This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .
Nos últimos 4 anos, 5.460 pessoas conquistaram diploma de graduação na UFVJM
O dado foi divulgado pela Pró-Reitoria de Graduação no Relatório de Indicadores da Graduação, que também traz dados sobre ocupação de vaga, avaliação do ensino e retenção em disciplinas
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) publicou no último dia 16 de maio o Relatório de Indicadores da Graduação. O documento traz dados sobre os cursos da UFVJM, com índices sobre número de graduados, ocupação de vagas, avaliação do ensino e retenção em disciplinas. O relatório apresenta dados variando períodos, que podem ser de 2015 até 2019.
Nos últimos quatro anos, de 2014 (primeiro semestre) a 2018 (segundo semestre), 5.460 pessoas conquistaram o diploma de graduação na UFVJM. O levantamento inclui cursos de graduação, presenciais e a distância, nos quatro campi da universidade.
Quando o assunto é índice de ocupação de vagas por curso, o relatório traz dados entre os anos de 2015 (primeiro semestre) e 2019 (primeiro semestre). Nesse período, a UFVJM aumentou o seu índice de ocupação. Quando se consideram os cursos em que houve ocupação de 100% das vagas disponibilizadas, a UFVJM passou de 36,8% dos cursos (2015) para 60,5% dos cursos (2019).
No assunto retenção média em cada curso, os dados são levantados de 2016 (segundo semestre) a 2018 (segundo semestre). Nesse período, os números apontam que na maioria dos cursos (71,43%) teve diminuição do índice de retenção em unidades curriculares.
O levantamento também traz números da participação de alunos no Instrumento de Avaliação do Ensino nos cursos de graduação da UFVJM no período de 2016 (segundo semestre) a 2018 (segundo semestre), separados por curso. Nos dados é possível ver que aumentou de forma significativa a participação dos estudantes.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Leida Calegário de Oliveira, nesse período também houve mudança quanto ao uso dos dados levantados pelo instrumento. “O mais importante é que, agora, os colegiados de cursos passaram a fazer análises dos resultados obtidos no processo de avaliação de ensino e também a implementar medidas para corrigir os problemas identificados”, destacou.
O Relatório de Indicadores da Graduação é elaborado pela gestão da Prograd/UFVJM semestralmente, sendo disponibilizado para os colegiados de cursos antes da realização dos fóruns de enfrentamento à retenção e evasão. O objetivo do levantamento de dados é fomentar a discussão dos indicadores pelos colegiados, buscando promover estratégias para melhoria dos indicadores do relatório, além de gerar subsídios para discussão nos fóruns.
Acesse o relatório neste link e veja todos os resultados.
- Reitoria 2019-2023: Comissão eleitoral disponibiliza consulta ao local de votação e lista final de eleitores
- Aberto edital para professor voluntário do Departamento de Educação Física
- Comissão eleitoral divulga regulamento do debate com chapas concorrentes à direção da FIH
- Disponibilizado link para pagamento da inscrição Sintegra 2019