Setor de Ovinocultura

Qua, 16 de Julho de 2014 19:40

Responsável: Profa. Darcilene Maria de Figueiredo

O Setor de Ovinocultura tem como perspectiva atender de forma plena, as demandas do curso de Zootecnia nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão quanto à produção de animais e carne. Tal setor tem toda a sua base na Fazenda Experimental do Moura (FEM). No setor o sistema de produção é de ciclo completo, tendo animais em cria, recria e engorda.

  • Objetivos

Tornar o Setor de Ovinocultura um sistema de produção de ovinos baseados em preceitos zootécnicos adequados, tendo como fundamento a obtenção de índices zootécnicos que garantam a produtividade, contribuindo de forma efetiva para as áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão do curso de Zootecnia.

  • Linhas de trabalho

- Produção de ovinos de corte;

- Alimentos alternativos para alimentação de ovinos;

- Produção de ovinos em pastejo.

  • Situação atual de infra-estrutura

O setor possui uma área de 9,80ha destinada a pastagens e instalações, sendo parte das cercas feitas somente com arame liso e, parte associada com tela campestre da mesma forma que as divisões internas dos piquetes.

A área de pastagens é composta por duas espécies forrageiras, sendo capim Tifton 85 (Cynodon nlemfuensis), e parte em capim Andropogon (Andropogon gayanus).

Localizado ao centro da área do setor, encontram-se as instalações para manejo e abrigo dos animais, contendo curral de manejo geral subdividido em 04 partes, com tronco, pedilúvio e balança de pesagem cobertos. Em anexo encontra-se um galpão de alvenaria constituído de banheiro, almoxarifado de alimentos e adubos, sala para armazenar alimentos, sala com pia e bancada para procedimentos veterinários e de coletas experimentais, sala de armazenamento de equipamentos de manutenção além de duas baias grandes e três baias médias, ambas reservadas para pernoite e eventual quarentena dos animais, e outras 2 baias pequenas para recuperação de animais enfermos (enfermaria) e alocação de machos reprodutores.

O rebanho de ovinos é constituído aproximadamente por 120 animais com aptidão exclusivamente para produção de carne. Os animais são predominantemente da raça Dorper, além de cruzamento Santa Inês x Dorper.