“Perspectivas da produção animal com desenvolvimento ambiental, econômico e social”

Sáb, 08 de Outubro de 2011 19:45


OBJETIVOS

O objetivo do evento é congregar profissionais da área de produção animal e acadêmicos de graduação e pós-graduação, além de produtores rurais, discutindo os principais   aspectos que possibilitem uma orientação no sentido de melhorar os índices de produtividade animal de forma sustentável.

 

JUSTIFICATIVAS

O evento é uma oportunidade para atualização de conhecimento de profissionais da área de produção animal, possibilitando a participação de acadêmicos de cursos de graduação e pós- graduação, além de profissionais e produtores rurais que atuam na produção animal, através de conhecimentos trazidos por especialistas de diversas partes do Brasil, com destacada experiência em áreas específicas. A partir do evento deste ano, com a inclusão da apresentação de trabalhos na forma de resumo expandido, espera-se que o intercâmbio técnico-científico seja aumentado de forma expressiva e significativa.

PÚBLICO ALVO

Docentes, acadêmicos de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e produtores rurais que atuam na produção animal, englobando assim todos os elos da cadeia produtiva.

 

ÉPOCA E DURAÇÃO

O evento será realizado no anfiteatro da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri), na cidade de Diamantina-MG, no período de 07 a 09 de Novembro de 2013, perfazendo um total de 24 horas. As palestras, com respectivos horários e conferencistas, juntamente com o horário para apresentação dos trabalhos, estão detalhados na programação a seguir.

HISTÓRIOCO RESUMIDO DAS VERSÕES ANTERIORES

Desde a criação do curso de Zootecnia da UFVJM em 2002, vem sendo realizados eventos científicos no formato de Semana Acadêmica. Em 2008 ocorreu a V Semana na qual totalizou a participação de cerca 180 inscritos, entre acadêmicos e produtores. Na VI Semana (2009) destaca-se a participação de acadêmicos oriundos de outras instituições, além da UFVJM, onde foram registradas participações expressivas de acadêmicos do curso de Zootecnia de Bambuí e de Uberaba. O público total no evento anterior foi de cerca de 220 inscritos.

A partir de 2011, teve início o Simpósio de Produção Animal, em sua primeira edição, a qual ocorreu simultaneamente com a VII Semana Acadêmica de Zootecnia, totalizando cerca de 150 participantes, entre docentes, acadêmicos de graduação e pós-graduação e produtores. Em 2012, ocorreu somente a VIII Semana Acadêmica de Zootecnia, com a participação de cerca de 120 acadêmicos e docentes. Planeja-se realizar o Simpósio a partir desse ano, bienalmente, coincidindo com a Semana Acadêmica, que continuará ocorrendo anualmente. E a partir desse II Simpósio, inicia-se também a apresentação de trabalhos na forma de resumo expandido.

Destaca-se que há uma crescente demanda para a apresentação de trabalhos, a partir de informações levantadas nos últimos anos, e, por isso, optou-se pela inclusão desses trabalhos a partir dessa segunda edição do Simpósio. Em função também dessas apresentações de trabalhos, espera-se uma expressiva participação de pessoas de diversas regiões do país, o que será de grande importância para o evento.