Laboratório de Nutrição Animal

Ter, 26 de Janeiro de 2010 07:14

Responsável: Prof. Gustavo Henrique de Frias Castro

Análise de alimentos é uma ciência que estuda os alimentos, quanto à composição químico-bromatológica, ação no organismo, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, toxicológicas, adulterantes, contaminações e fraudes. Possibilitando assim, a elaboração de dietas balanceadas para os animais, e a definição da qualidade dos alimentos, sejam eles ingredientes ou produtos acabados, como ração, silagem, feno, forrageiras, entre outros.

As análises comumente realizadas no laboratório são matéria seca (MS), matéria mineral (MM), proteína bruta (PB), teor dos minerais cálcio (Ca) e fósforo (P), extrato etéreo (EE), fibra bruta (FB), fibra em detergente neutro (FDN), fibra em detergente ácido (FDA), nitrogênio não-proteico (NNP), nitrogênio insolúvel em detergente neutro (NIDIN) e em detergente ácido (NIDA), nitrogênio amoniacal, lignina e carboidratos solúveis.

O laboratório de Análise de Alimentos serve de suporte para o ensino da Graduação e Pós-Graduação e atende diretamente as demandas de ambos:

  • Graduação: Aulas práticas das disciplinas de Bioquímica (cursos de Agronomia, Engenharia Florestal e Zootecnia), Análise de Alimentos (curso de Zootecnia); realização de análises de projetos de extensão e projetos de Trabalho de Conclusão de Curso, além de Esátgio para discentes da Zootecnia.
  • Pós-Graduação: aulas práticas da disciplina de Análise de Alimentos (Programa de Pós-Graduação em Zootecnia); realização de análises referentes aos projetos de pesquisa de Mestrandos e Doutorandos de diversos programas de pós-graduação da UFVJM.

Contamos com os seguintes equipamentos disponíveis:

  1. Balança 3.000g
  2. Balança analítica
  3. Banho-maria comum
  4. Banho-maria ultrassônico
  5. Banho ultratermostático
  6. Bloco digestor
  7. Bomba à vácuo
  8. Bomba calorimétrica
  9. Capela para digestão de gases
  10. Centrífuga
  11. Centrífuga com refrigeração
  12. Chapa aquecedora para Extrato Etéreo
  13. Deionizador
  14. Destilador de água
  15. Destilador de nitrogênio
  16. Incubadora in vitro
  17. Espectrofotômetro
  18. Estufa
  19. Estufa com circulação de ar
  20. Moinho de bolas
  21. Moinho de facas tipo Willye
  22. Mufla
  23. pHmetro
  24. Seladora

1

Foto 1: Vista frontal do Laboratório de Análises de Alimentos, localizado atrás do Prédio do Departamento de Zootecnia

2

Foto 2: Sala de balanças

3

Foto 3: Sala de estufas

4

Foto 4: Sala de equipamentos

5

Foto 5: Laboratório central