Setor de Avicultura

Ter, 26 de Janeiro de 2010 06:56

 Responsável: Prof. Joerley Moreira e Profa. Michele Bernardino de Lima

A produção de aves no Brasil refere-se a uma importante área de produção animal e constitui-se uma das grandes áreas de ensino nas Universidades Brasileiras, em especial, nos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Especificamente nos cursos de Zootecnia do Brasil, a área de produção de aves (avicultura), constitui-se uma das grandes áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A avicultura apresenta potencial muito grande de contribuição para o desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento científico, relacionada ao ensino, pesquisa e extensão dentro da UFVJM.

O setor de Avicultura da UFVJM serve de suporte para o ensino de Graduação e Pós Graduação, e atende diretamente as disciplinas de:

Graduação: Anatomia Animal (fornecimento de animais para estudo), Avicultura (aplicações e ensino), Bioclimatologia Animal (aplicações), Formulação e Produção de Rações (aplicações), Nutrição de Monogástricos (aplicações), Avicultura Alternativa (aplicações e ensino), Trabalho de Conclusão de Curso (desenvolvimento de monografias) e Estágio.

Pós-Graduação: Tópicos em Avicultura (aplicações e ensino), Avaliação de Alimentos e Formulação de Rações para Animais Monogástricos (aplicações e ensino) e Nutrição de Monogástricos (aplicações e ensino).

Com relação à extensão universitária, o setor se prestará a realização de cursos práticos e treinamento para os envolvidos com as cadeias de produção avícola, gerando mais um benefício direto para a comunidade na qual a UFVJM está inserida.

O setor de Avicultura atual do Departamento de Zootecnia da UFVJM consiste dos galpões de Produção de Frangos de Corte e galpão de produção de Aves Caipiras.

 

Galpão de Frangos de Corte

O galpão de frangos de corte possui 46 boxes e é utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão. Esta estrutura permite aos alunos acompanhar de forma prática toda a teoria que vivenciam nas diciplinas de Avicultura, Zootecnia Geral e Avicultura Alternativa. Para as atividades de ensino é alojado um lote de pintinhos a cada semestre, onde os alunos acompanham todo o manejo produtivo sob a supervisão do professor responsável e colaboração dos funcionário do setor. A estrutura também é para projetos de pesquisas no intuito de atender a demanda por Iniciação Científica, cursos relacionados à extensão e pesquisas voltadas ao Programa de Pós-Graduaçaõ em Zootecnia da UFVJM.  

 

figura 1

 Foto 1: Fachada do galpão de frangos de corte

 

figura 2

 Foto 2: Fachada interna do galpão de frangos de corte

  

 

figura 3

Foto 3: Aves alojadas em boxes ainda utilizando o círculo de proteção

  

figura 4

 Foto 4: Box com os frangos para produção de carne

 

Galpão de Aves Caipiras

O galpão destinado a produção de aves caipiras possui 32 boxes com piquetes e é utilizado para as atividades de pesquisa, ensino e extensão. Para a atividade de ensino é recebido um lote de aves por semestre. Da mesma forma que o galpão para frangos de corte, este é utilizado para acompanhamento do manejo produtivo das aves pelos alunos durante o curso de Zootecnia, assim como utilização em pesquisas e extensão.


foto 5

Foto 5: Fachada do Galpão de Aves Caipiras


6

Foto 6: Entrada do Galpão de Aves Caipiras


7

Foto 7: Aves distribuídas nos boxes


8

Foto 8: Aves distribuídas nos boxes


9

Foto 9: Aves acessando o piquete anexo aos boxes