Suinocultura

Seg, 25 de Janeiro de 2010 09:19

Responsável: Prof. Leonardo da Silva Fonseca

O setor de Suinocultura da UFVJM pertence ao Departamento de Zootecnia e atende aos demais cursos da Faculdade de Ciências Agrárias (FCA). O setor é utilizado para o ensino tanto na graduação, quanto na pós-graduação e também para pesquisa e extensão.

O setor conta com uma estrutura física composta por dois galpões, sendo um deles composto por 14 baias para as categorias crescimento e terminação. Já o outro galpão é dividido em creche (quatro baias), maternidade (quatro baias individuais dotadas de escamoteador) e reprodução (seis baias individuais). Os animais utilizados são híbridos comerciais de alto potencial genético.

Diariamente, estudantes interessados no aprendizado na área de suinocultura fazem o manejo diário dos animais. Este manejo contempla o arraçoamento, limpeza das instalações, detecção do cio e cobertura das matrizes, auxílio a partos e assistência a recém-nascidos, escrituração zootécnica e demais observações pertinentes. Com esta vivência, espera-se que os alunos desenvolvam suas habilidades na área e tenham bagagem para iniciar trabalhos em granjas comerciais.

1

Foto 1: Setor de Suinocultura da UFVJM - Campus JK

2

Foto 2: Galpão de Reprodutores, maternidade e creche

3

Foto 3: Galpão de crescimento e terminação

4

Foto 4: Matrizes em gestação

5

Foto 5: Matrizes em pré-gestação

6

Foto 6: Matriz lactante e sua leitegada recém-nascida

7

Foto 7: Leitões em fase de creche (pós-desmame)

8

Foto 8: Animais em crescimento e terminação