O Programa

Dom, 06 de Dezembro de 2009 14:03
O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGZOO/UFVJM) foi recomendado pela CAPES, em nível de Mestrado, segundo ofício 63-12/2007/CTC/CAA/CAPES, em 26 de julho de 2007.
Atualmente constam do programa onze Docentes Permanentes (Orientadores), sendo nove servidores da UFVJM e dois externos (UFLA e UFV). Também fazem parte do PPGZOO/UFVJM quatro Docentes Colabores, dos quais dois fazem parte do Corpo Docente da UFVJM e dois da UFV.
A primeira turma de acadêmicos do Mestrado teve suas atividades iniciadas em março de 2008. As entradas de Discentes (ingressos) são semestrais. Para a titulação de Mestre em Zootecnia pela UFVJM o acadêmico deverá finalizar 24 créditos em disciplinas (obrigatórias e eletivas), bem como ser aprovado no exame de Dissertação.

NÍVEL: Mestrado (Conceito 03 da CAPES).

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Produção Animal.

OBJETIVOS DO PROGRAMA:
a) Qualificar e preparar docentes, técnicos e profissionais de Zootecnia e áreas afins com o propósito de desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão, como enfoques principais a produção animal sustentável, segurança alimentar,  bem-estar animal, responsabilidade social e ambiental.
b) Melhorar a qualidade dos cursos de Graduação, através da qualificação docente.
c) Auxiliar no atendimento da demanda regional, nacional e mundial da Produção Animal, através dos trabalhos de  Dissertação de Mestrado.
d) Qualificar profissionais para a identificação de pontos críticos nas cadeias produtivas dando subsídios à produção animal sustentável e possibilitando o desenvolvimento e a aplicação de técnicas que contribuam pra o avanço da produção animal regional, nacional e mundial.
LINHAS DE PESQUISA:

  1. Nutrição e Produção de Monogástricos: Visa desenvolver pesquisas que gerem conhecimentos em projetos que contemplem dentro da avicultura, aquicultura e suinocultura, a determinação de exigências nutricionais, a avaliação de alimentos e de tecnologias de processamento que melhorem a disponibilidade dos nutrientes, o desenvolvimento e a adequação de práticas de manejo na produção animal, a aplicação de técnicas de melhoramento genético e avaliação de genótipos/linhagens, a avaliação da qualidade da carne e, o aprimoramento e adoção de técnicas que visem o conforto ambiental dos animais.
  2. Nutrição e Produção de Ruminantes: Os principais objetivos dessa linha de pesquisa são a avaliação de alimentos, dietas e aditivos, visando determinar o valor nutricional e o potencial de utilização na alimentação animal; a obtenção de parâmetros de exigências nutricionais dos diferentes nutrientes; estudar os processos fisiológicos relacionados à nutrição; avaliar diferentes plantas forrageiras quanto aos aspectos agronômicos, bromatológicos e nutricionais, assim como as forrageiras conservadas; avaliar o desempenho dos ruminantes em diferentes ambientes; avaliar os efeitos da nutrição, raça, cruzamentos e do manejo na qualidade da carcaça, da carne e do leite; avaliar métodos de estimação de parâmetros genéticos para predição de valores genéticos.
SUBLINHAS DE PESQUISA:

a) Aquicultura
b) Avicultura e Formulação de Rações
c) Bioclimatologia e Bem-Estar Animal
d) Bovinocultura de Corte
e) Bovinocultura de Leite
f) Ciência e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal
g) Forragicultura e Pastagens
h) Melhoramento Animal
i) Nutrição de Monogástricos
j) Nutrição de Ruminantes
k) Reprodução e Higiene Animal


OUTRAS INFORMAÇÕES:

Interessados em participar do processo seletivo semestral do PPGZOO/UFVJM deverão acessar o link Formulários e Documentos e baixar os arquivos referentes ao Edital, Formulário de Inscrição e Carta de Recomendação.
Sugere-se aos candidatos que contactem os Docentes para verificarem disponibilidade de vagas e possibilidade de orientação, antes da inscrição na área pretendida.
CONTATO:
No item Docentes são relacionados os orientadores do PPGZOO/UFVJM e seus respectivos e-mails.
Para o esclarecimento de quaisquer dúvidas podem ser contactadas:
- Elizângela Aparecida Saraiva, Secretária do PPGZOO/UFVJM (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
- Delair Moreira da Silva, Chefe da Seção de Apoio Técnico à Pesquisa e Pós-Graduação (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )
- Adriana Kátia dos Santos, Secretária da Diretoria de Pós-Graduação (e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. )

PPGZOO/UFVJM - Campus JK - Prédio do Departamento de Zootecnia - Segundo Andar - Coordenação de Pós-Graduação - Rodovia MGT 367 - Km 583, 5000 - Alto da Jacuba - Diamantina/MG

PRPPG - Campus JK - Bloco II - Sala 02 - Rodovia MGT 367 - Km 583, 5000 - Alto da Jacuba - Diamantina/MG
Telefone: +55 (38) 3532-1283 / 3532-1284 / 3532-1242 http://www.ufvjm.edu.br/prppg/