Bacharelado em Ciências Agrárias (Unaí)
Implantado de forma a contemplar um regime de ciclos, o curso de Ciências Agrárias na modalidade de Bacharelado Interdisciplinar (BCA) constitui-se o primeiro ciclo do processo de formação. O segundo ciclo de estudos, de caráter opcional, estará dedicado à formação profissional em áreas específicas do conhecimento, quais sejam: Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia. O terceiro ciclo compreende a pós-graduação stricto sensu, que poderá contar com estudantes egressos do curso de Ciências Agrárias (Bacharelado Interdisciplinar).
O BCA tem por objetivo formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, proporcionando ao estudante uma formação ampla, sólida e ética, desenvolvendo sua autonomia intelectual e pensamento crítico. Esse conjunto de conhecimentos adquiridos pelo egresso do Curso contribui para a solução de problemas da sociedade contemporânea, através do desenvolvimento de competências na construção de seu aprendizado. O Bacharelado Interdisciplinar envolve estudos preparatórios para os níveis superiores de formação e de orientação para a escolha profissional.
O curso propõe maior flexibilidade curricular, possibilitando diálogo entre as áreas do conhecimento e liberdade para os estudantes escolherem seus itinerários de formação nas áreas de concentração (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia) através das disciplinas de opção limitada, que já estarão disponíveis aos estudantes a partir do terceiro semestre, permitindo assim, que o mesmo possa ter, no mínimo, um ano para optar pela área de concentração.
Ao finalizar o curso BCA, o estudante terá a oportunidade de optar pela continuação de sua formação, ingressando de forma direta nos cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária ou Zootecnia, mediante transição regulamentada pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão - CONSEPE.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O BCA é um curso superior de graduação com características não profissionalizantes. Sua estrutura está constituída tendo como requisito essencial, a possibilidade do estudante adaptar o seu percurso formativo ao longo do curso, de acordo com os seus interesses, além de fortalecer o perfil empreendedor necessário nas atuais conjunturas do agronegócio brasileiro.
O BCA apresenta os seguintes objetivos:
-
promover formação acadêmica geral alicerçada em teorias, metodologias e práticas que fundamentem os processos de produção científica, tecnológica, artística, social e cultural;
-
proporcionar formação fundamentada na interdisciplinaridade e no diálogo entre as áreas de conhecimento e os componentes curriculares;
-
propor trajetórias formativas na perspectiva de uma alta flexibilização curricular;
-
destacar as dinâmicas de inovação científica, tecnológica, social e cultural, associadas ao caráter interdisciplinar dos desafios e avanços do conhecimento;
-
revisar permanentemente as práticas educativas, tendo em vista o caráter dinâmico e interdisciplinar da produção de conhecimentos;
-
integrar prática, pesquisa e extensão, articuladas ao currículo;
-
promover a vivência nas áreas humanística, científica e tecnológica;
-
viabilizar a mobilidade acadêmica e intercâmbio interinstitucional;
-
reconhecer, validar e certificar os conhecimentos, competências e habilidades adquiridas em outras formações ou contextos;
-
estimular a iniciativa individual, a capacidade de pensamento crítico, a autonomia intelectual, o espírito inventivo, inovador e empreendedor;
-
valorizar o trabalho em equipe.
PERFIL DO EGRESSO
A complexidade crescente dos diversos setores da vida no âmbito mundial, nacional e local, tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas de pensar, sentir e agir de modo cada vez mais amplo e profundo, comprometido com as questões do entorno em que se vive (BERBEL, 2011).
Nesse sentido, o BCA prioriza a formação de um egresso com perfil generalista, crítico e reflexivo, assegurando sólida formação acadêmico-científica, gestora e empreendedora e cidadã, que lhe possibilite desenvolver o espírito crítico, a capacidade de discernimento ético, social e político, bem como enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, contribuindo para a solução de problemas cada vez mais complexos da vida pública.
Além disso, o BCA possibilita ao estudante durante sua trajetória formativa, uma visão ampla sobre suas opções, oportunizando o amadurecimento na escolha profissional, formação complementar do segundo ciclo. Assim, visa também prepará-lo para a formação profissionalizante, possibilitando desenvolver competências tecnológicas específicas de cada profissão. A formação com ênfase na visão holística, resultante da soma do conhecimento generalista básico e profissional permite ao estudante acompanhar o avanço científico e tecnológico da grande área de agrárias. Esta formação o tornará um profissional mais apto, participativo, flexível e moderno, com facilidade no aprendizado de novas e inesperadas tarefas e, apto a enfrentar melhor eventuais crises no mercado do trabalho. Assim, o recém-formado poderá atuar em sua profissão, acompanhando as novas tendências e participando de forma crítica em seu campo de trabalho.
No âmbito deste Curso, a abordagem das unidades curriculares e dos projetos de ensino, pesquisa e extensão, é de extrema importância para o profissional de Ciências Agrárias, considerando que a gestão do sistema produtivo se torna fundamental para o sucesso do setor agropecuário, numa economia cada vez mais globalizada.
O profissional deve ser capaz de atuar como gestor em todos os elos da cadeia agroindustrial, desenvolvendo uma compreensão da dinâmica do mercado, valorizando o papel da inovação e os impactos do agronegócio sobre a saúde das pessoas e sobre o ambiente. O profissional contará com uma visão sistêmica, integrando na formulação de estratégias de concorrência, a interação com o contexto econômico e social no qual se insere a cadeia do agronegócio.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Para a formação do perfil do egresso do BCA, esse Projeto norteará o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:
-
capacidade de identificar e resolver problemas, enfrentar desafios e responder a novas demandas da sociedade contemporânea;
-
capacidade de atuar em áreas de fronteira e interfaces de diferentes disciplinas e campos de saber;
-
atitude investigativa, de prospecção, de busca e produção do conhecimento, conduzindo ou interpretando experimentos na área de Ciências Agrárias;
-
capacidade de trabalho em equipe e em redes;
-
capacidade de reconhecer especificidades regionais ou locais, contextualizando e relacionando com a situação global;
-
comprometimento com a sustentabilidade nas relações entre ciência, tecnologia, economia, sociedade e ambiente;
-
postura flexível e aberta em relação ao mundo do trabalho;
-
sensibilidade às desigualdades sociais e reconhecimento da diversidade dos saberes e das diferenças étnico-culturais;
-
domínio e utilização de novas tecnologias que formam a base das atividades profissionais;
-
capacidade de considerar criticamente impactos sociais e ambientais e a viabilidade econômica das iniciativas na área de Ciências Agrárias;
-
capacidade de fazer articulação entre teoria e prática;
-
atitude ética nas esferas profissional, acadêmica e das relações interpessoais;
-
capacidade de orientar-se no seu percurso acadêmico, realizando as escolhas que lhe sejam convenientes e de ser aprendiz autônomo;
-
capacidade de empreendedorismo nos setores público, privado e terceiro setor;
-
capacidade de gestão do agronegócio nos setores público e privado.
CAMPO DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL
Ao concluir o BCA, o egresso deverá ter adquirido uma formação superior generalista, fundamentada em conteúdos básicos da área de Ciências Agrárias, estando academicamente apto para ingressar em um dos cursos decorrentes do Bacharelado Interdisciplinar, de acordo com as normas de acesso definidas pela UFVJM.
Poderá atuar no mercado de trabalho em área na qual se exija o nível de graduação superior não especificada ou em áreas no âmbito primário, secundário, terciário ou terceiro setor. Poderá ainda, candidatar-se a cursos de pós-graduação stricto sensu na área correlata da formação superior concluída.
Considerando o perfil pretendido e de acordo com as competências e habilidades a serem desenvolvidas, o egresso poderá atuar especificamente nas seguintes áreas:
-
seu próprio negócio em Ciências Agrárias;
-
em cooperativas e associações;
-
estudos na própria UFVJM, optando por um dos cursos decorrentes do BCA;
-
estudos em outras IFES, optando por um dos cursos oferecidos;
-
atividades de pesquisa em Ciências Agrárias, inclusive por meio de estudos em nível de pós-graduação stricto sensu e, ou lato sensu;
-
organização do terceiro setor (cargos intermediários de gestão);
-
empresas privadas e instituições do setor público (pesquisas e estudos aplicados à área, gerenciamento intermediário em cargos acessíveis, via concurso público);
-
gestão de empresas públicas e privadas.